SEJA UM SEGUIDOR DESTE BLOG?!













segunda-feira, 7 de maio de 2012

OS SOFISTAS DO MUNDO ATUAL – UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Para compreendermos como funciona o governo popular antes devemos entender alguns conceitos basicos:

DEMOCRACIA – que é o governo do povo, para o povo, e pelo povo. Portanto, o povo é que manda, não é o Prefeito, não é o vereador, não é o deputado, senador, nem governador, e muito menos Presidente da República, também não é o Juiz, não é o Promotor de Justiça, não é advogado, e muito menos policial, quer seja, civil, ou militar, portanto, quem manda é o povo, a origem de toda a ordem, de todo o Poder é do povo, cada pessoa tem um pedacinho de poder, e se souber exercê-lo entenderá o quanto é valioso um voto.

A vontade de um grupo liderado e captaneado por um bom lider tem a possibilidade de trazer bem estar, felicidade, e organização para todo o grupo, portanto, repita-se o Poder é do Povo, e o povo tem o direito de escolher quem será, ou serão seus lideres; quem escolherá o melhor caminho a ser percorido, quem será o que melhor zelará de sua comunidade, de seus pares, e coirmãos.

O povo para escolher o seu lider, tem alguns instrumentos, e o mais eficaz até então inventado, desde os primordios da sociedade, é a votação direta, secreta, e universal.Nesta ocasião são veiculados os mais eloquentes discursos, utilização da voz, do dialogo em muitas vezes não tão verdadeiro, e tão pouco sincero. Portanto, não votamos em pessoas, mas no que elas dizem e fazem, nas suas ações e atuações, ou seja, não escolhemos pessoas, escolhemos exemplos a serem seguidos, espelhos.

Muitas pessoas utilizam o discurso, a voz, e os argumentos para convencer, por exemplo: os pastores de Igrejas, os Padres e presbiteros, os advogados, os Promotores de Jusitça, os radialistas, os apresentadores de programa televisivo, e princialmente “OS POLITICOS”, os que anseiam levar suas propostas à comunidade que pretendem liderar, e governar.

É neste mundo que surgem os sofistas, ou seja, aqueles que usam discursos vasios, eloquentes, mas tão somente para obter um fim imediato, sem se preocupar em concretizar o objeto de suas veiculações, ou seja, de suas exposições.

Analisemos um pouquinho a respeito da evolução historica dos SOFISTAS, no mundo:

Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia – governo do povo, e pelo povo –, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força. E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência. Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

A época de ouro da sofística foi - pode-se dizer - a segunda metade do século V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Péricles, capital democrática de um grande império marítimo e cultural. Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica. Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.

Portanto, uma grande dica de um jovem advogado!“POVO”!Tenha muito cuidado com os “PROTAGORAS”, cuidado com os discursos vázios, saiba eleger os bons discursos, com objetivos concretos, porém regrados por proposituras idealistas. Saibamos escolher as melhores alternativas, as melhores idéias para condução de nossa comunidade pelos caminhos certos; caminhos a serem seguidos pelos próximos anos, tudo com um só objetivo, o de fazer com que toda a comunidade de forma igualitária, tenha motivos para se orgulhar de fazer parte de sua cidade, e orgulho de dizer que soube escolher o melhor lider, e o melhor discurso. ABAIXO COM OS SOFISTAS.

FERNANDO ALMEIDA SOUSA, advogado, bacharel em direito pela UFG, especialista em Direito Constitucional pela UFG, e especialista em Direito Tributário pela UCB. Advogado militante no Estado de Goiás em direito eleitoral, adminnistrativo, civil, e previdenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário