SEJA UM SEGUIDOR DESTE BLOG?!













quinta-feira, 31 de maio de 2012

CETICISMO

O que observa, termo que se substantivou mais tarde para significar a escola filosófica dos que faziam profissão de apenas observar sem nada afirmar. Em sentido amplo é a doutrina filosófica que considera a mente humana incapaz de alcançar com certeza absoluta qualquer verdade geral e especulativa, ou a de chegar  a qualquer conclusão. A duvida seria, a única atitude do verdadeiro sábio. Ceticismo é a atitude de duvidar de tudo, em especial da bondade, sinceridade, honestidade ou a coisa que movem os homens à pratica de atos de virtude. O cético é quase sempre, um individuo desajustado, infeliz, revoltado contra seus semelhantes.
       Itauçu não esta precisando de políticos céticos, mas de políticas de sonhos, verdades, honestidade e valorização de companheiros; onde o egocentrismo não predomine, mas sim o bom viver e comprometimento com seus pares.
Paulo Roberto de Castro                   

4 comentários:

  1. O homem é o lobo do homem sabia frase não

    ResponderExcluir
  2. Ao comentário a cima. O companheiro o que você quis dizer, desvende o enigma ai vei. Que frase sem coerência e sem sentido é essa?

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulão do Tonico! Parabéns seu texto ficou muito bom, apesar de você ser muuiitooo crítico.... kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Thomas Hobbes conhece? setico como foi dito acima medo falta de confiança foi previsto a tempos atrás agora acho que vc vai entender:
    Para o filósofo inglês da Idade Moderna, o "Homem é o lobo do Homem".
    No que ele chama de "Estado de Natureza", os homens são perfeitamente iguais, desejam as mesmas coisas e têm as mesmas necessidades, o mesmo instinto de auto-preservação.
    Por isso, o estado natural é conflito..é guerra...
    As guerras existem porque as pessoas querem as mesmas coisas...
    Como adquirir a paz?
    Apenas através de um Contrato, um pacto formal entre pessoas iguais que renunciam suas liberdades em troca de tranquilidade.
    Pelo contrato as pessoas desejam o Bem Comum ..isso é feito através do Direito Positivo que se mantém pelo legislativo.
    Hobbes pertence ao período filosófico chamado de "Contractualismo", período onde filósofos acreditaram que apenas um Contrato, um acordo coletivo faria o homem evoluir...

    - Vc concorda que as pessoas precisem de um pacto universal para que o Estado seja pacífico? Ou...por esse prisma..o mundo precisa de um único pacto?
    - As pessoas são iguais na base natural?
    - Nossos instintos nos tornam agressivos? É o conforto da tecnologia e da civilização que nos mantém além dos instintos?
    - É instintivo que uns tenham mais poder que outros? O mais forte?
    - A Constituição seria um exemplo de Pacto?

    O homem literalmente se "mata" para ter dinheiro, status, sucesso e poder consumir, mas e a qualidade de vida?

    ResponderExcluir