SEJA UM SEGUIDOR DESTE BLOG?!













quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Grupo de Catira faz a Diferença em Itauçu
























O coração do povo itauçuense se alegra ao saber que no município de Itauçu, existem grupos talentosos que faz da musica e da dança uma arte, exemplo disto temos o grupo de Catira Cruzeiro do Sul.


Com uma agenda lotada, apresentando em varias cidades de Goiás, o grupo Catira Cruzeiro do Sul, nasceu em 1997, portanto há 14 anos levando essa dança de forma independente e competente a várias cidades, sendo reconhecidos e valorizados por onde passam. O grupo é composto por Pedro Teodoro, Júlio, Bruno, Heitor Godoy, Kaíque, João Junior, e violeiros.


João Junior um dos participantes deste grupo, fala um pouco sobre essa arte. De acordo com ele, a catira é uma dança genuinamente brasileira e faz parte do folclore nacional. É muito chamativa devido ao seu vigor e sincronicidade, compõe-se de palmateios e sapateios ritmados que os catireiros executam, em duas fileiras uma em frente à outra, formando pares, em sincronia, acompanhando o som da viola. João Junior afirma ainda que o traje deve ser constituído por roupas características, chapéu, camisa xadrez ou estampada de mangas compridas, calças lisas e botas, “É um privilégio fazer parte deste grupo e manter a tradição dessa dança típica em nossa região”. Diz João Junior.



Ramón Peres de Freitas

2 comentários:

  1. Olá, eu gostaria de entrar em contato com o Grupo de Catira Cruzeiro do Sul, por gentileza vc poderia me informar um número o contato do grupo? Grata.

    ResponderExcluir