Que a política é a arte de enganar, já sabemos.Os políticos e seus marqueteiros manipulam as emoções das pessoas,seus desejos mais íntimos,com o único objetivo de chegar ao poder. Quanto mais limitada intelectualmente for a população, mais a emoção funcionará na hora de pedir votos. Por isso, no Brasil, a ferramenta mais eficaz da campanha é a manipulação das emoções. Pelo menos, 70% dos nossos eleitores não tem o primeiro grau; eles são o alvo preferido dos marqueteiros, pois são mais influenciáveis e agem mais com o coração que com a razão. Mostrar as dificuldades do país, com gráficos, estudos técnicos, discutir soluções e apresentar planos de governo, alguns antipáticos, embora necessário, não funciona. Então, apostemos nas emoções, um discurso emocionado, flamejante, salvador, cheio de promessas, heróico, populista é a fórmula eficaz de se ganhar votos, no Brasil. Mas, não é apenas emoção; Temos que acrescentar alguma coisa racional também; um candidato a governador percebe que o povo deseja ter casa própria; então, dirigirá sua campanha para esse tema. Se os eleitores sinalizarem que desejam acabar com a corrupção, haja diatribes contra os corruptos; ele, não, ele tem as mãos limpas: nunca as tirou de dentro do bolso.
Como os orçamentos públicos estão aquém das necessidades, os candidatos são aconselhados a prometer, sem mostrar de onde vão tirar recursos.Vergonha não existe: o sujeito promete tudo.
Se nós votássemos com a cabeça em vez de votar com o coração, procurando conhecer os candidatos, seus antecedentes e seus valores, certamente melhoraríamos nosso país.Vamos rezar para que os eleitores mudem seus conceitos.
Autora: Mirian de Sales, professora e escritora.
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