Demóstenes Lázaro Xavier Torres, nascido em Anicuns, no interior goiano, Demóstenes Torres formou-se em Direito e é integrante concursado do Ministério Público de Goiás desde 1983. Foi Procurador-Geral do órgão antes de ocupar o cargo de Secretário de Segurança Pública, entre 1999 a 2002, no governo de Marconi Perillo.
Em 2002 foi eleito senador da República 1.239.352 votos. Concorreu ao governo de Goiás em 2006 mas obteve apenas 3,5% dos votos, ocupando a quarta posição. Desde fevereiro de 2009 é presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a mais importante Comissão da Casa. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demóstenes Torres participou do I Congresso Mestiço Brasileiro, promovido pelo Nação Mestiça em Manaus, capital do Amazonas, em 20/06/2011, onde discutiu temas como o Estatuto da Igualdade Racial e o sistema de cotas em universidades públicas.
Assumiu em março de 2011 a liderança da bancada do Democratas no Senado, substituindo José Agripino Maia.
No dia 23 de março de 2012, a imprensa noticiou que gravações da Polícia Federal revelaram que o senador Demóstenes Torres pediu dinheiro e vazou informações de reuniões oficiais a Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Relatório com as gravações e outros graves indícios foi enviado à Procuradoria-Geral da República em 2009, mas o chefe da instituição, Roberto Gurgel, não tomou qualquer providência para esclarecer o caso.
Um belo currículo para um político brasileiro, não é verdade? Mesmo as pessoas que não votaram em Demóstenes o respeitavam, considerando-o a referencia, a moralidade da política nacional, política essa tão carente de personagens honestas e moralistas, e agora? Esperar o que?! De uma política suja asquerosa onde todo mundo procura o poder pra se esbaldar no vasto campo da conveniência e mergulhar no mar da corrupção. Infelizmente o Senador Demóstenes não foi o primeiro e não será o ultimo, a se corromper diante dessa doença chamada dinheiro e poder. Mas como sempre vai ficar tudo como Dantes na casa de Abrantes, ta na cara que ele vai alegar inocência, e o maximo que poderá acontecer renunciar, e dai pouco tempo terá seu mandato de volta através do voto direto de um povo sem mente, sem auto estima e sem dignidade! Triste.
Ramón Peres de Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário